Em preparação para o exame

Quando lemos, decidimos a que velocidade queremos/podemos ler, podemos voltar atrás algumas linhas e até fazer uma pausa para pensar. Quando ouvimos, podemos abrandar a velocidade de reprodução da gravação áudio, mas ainda não podemos controlar o sotaque do orador ou a forma como ele/a fala. Por isso, ouvir é consideravelmente mais difícil do que ler e devemos preparar bem esta parte do exam CAPLE.

A boa notícia é que pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. De facto, uma das melhores formas de melhorar as suas capacidades auditivas é ler enquanto ouve uma locução, de preferência feita por um falante nativo. Escolha um podcast com uma transcrição disponível, como o “Expressões do Português” ou encontre um portal onde possa ouvir a versão áudio do texto escrito como por exemplo o “EnsinaRTP.” Apesar da legendagem automática ter melhorado exponencialmente nos últimos anos nos vídeos do YouTube, tenha cuidado ao utilizar esta opção para este exercício uma vez que o objetivo aqui é ser capaz de associar a ortografia à pronúncia e/ou acentuação de uma palavra ou oração.

Os alunos mais avançados podem experimentar shadow reading.

ANTES do exame

Tente ouvir a língua o mais possível nos dias que antecedem o exame. Adormeça a ouvir uma canção de embalar portuguesa, acorde a ouvir as notícias portuguesas, viaje para o local do exame a ouvir a língua e, por último, mas não menos importante, “sintonize” os seus ouvidos para o Português antes de entrar na sala onde se vai realizar a compreensão oral. Desta forma, estará mais do que preparado para ouvir e compreender o áudio desde o primeiro minuto.

Não se esqueça de fazer o teste prático disponível no sítio do CAPLE para perceber as dificuldades que tem para ouvir a gravação ao mesmo tempo que lê e responde às perguntas. Esta parte do exame parece ser a mais difícil, não só porque a compreensão oral é uma das competências mais intrincadas de qualquer língua, mas também porque lhe está a ser pedido que faça três coisas ao mesmo tempo: ler, ouvir e responder à pergunta com a espada de Dâmocles a pairar sobre si, ou melhor dizendo, dentro do tempo de cada gravação numa sequência de seis a doze textos/tópicos, sotaques e velocidades diferentes. Por isso, quanto mais praticar este exercício, melhor. Para melhorar a sua capacidade de realizar esta espinhosa tarefa faça exercícios de compreensão oral como os que estão disponíveis na maioria dos manuais de aprendizagem de línguas, ou simulações de exames que o ajudem a afinar as suas estratégias de resposta para o exame. O aumento gradual da sua confiança nesta secção do exame também o ajudará a aliviar a ansiedade.

DURANTE o exame

Respire fundo e faça uma leitura na diagonal do primeiro conjunto de perguntas para destacar palavras-chave ou informações a que deve estar atento enquanto ouve. Tente sublinhar ou tomar nota de uma palavra-chave para cada pergunta. Desta forma, quando estiver a ouvir o áudio, poderá concentrar-se na informação de que necessita para responder à(s) pergunta(s).

Enquanto ouve o áudio pela primeira vez,

  • tente identificar partes ou excertos do texto que se relacionem com as perguntas.
  • coloque uma pequena marca ao lado da opção que acha que pode estar correta

Quando o áudio estiver a ser reproduzido pela segunda vez,

  • releia a pergunta e a resposta que pensa ser a correta e compare-a com o que está a ouvir para confirmar que é, de facto, a resposta correta
  1. Se o áudio a confirmar, parabéns!!!!! Passe rapidamente para a pergunta seguinte e repita o processo.
  2. Se não conseguir confirmar ou se começar a duvidar, reveja as outras opções de resposta e tente selecionar uma. Se, após alguns instantes, ainda não tiver a certeza da resposta correta – não se estresse e sobretudo não perca mais tempo. Avance para as perguntas seguintes. Recorde que, quando a gravação terminar, terá tempo para voltar às perguntas não confirmadas, por isso confie na sua memória de curto-prazo para recordar o que ouviu na gravação quando estiver menos pressionado/a e puder ler calmamente a pergunta e todas as suas opções de resposta novamente.

Quando a gravação parar, transcreva cuidadosamente as respostas sobre as quais está 100% seguro de serem as corretas para a folha de respostas. Quando terminar, reveja as perguntas que ficaram por responder. Ative de novo a sua memória e faça uma escolha atenta e lógica. Se não tiver 60% de certeza sobre qual é a opção certa, tente adivinhar, pois, existe a possibilidade de, mesmo assim, acertar (mais sobre este ponto em Dicas de preparação para a compreensão escrita, a seguir).

Em resumo, para ter boa nota na compreensão do oral, pratique bastante a sua audição e faça o maior número possível de exercícios simulados, mas, acima de tudo, ouça com atenção, confie na sua memória de curto-prazo e certifique-se de que a sua técnica de leitura diagonal é boa para identificar a informação-chave que está a ser pedida/testada, leia atentamente todas as opções de resposta e não se demore nas opções sobre as quais tem dúvidas. Sintonize-se para o Português e mantenha a calma.