Produção e Interação Escritas

ANTES do exame

  • Ler, voltar a ler e depois ler um pouco mais sobre temas tão diversos quanto possível. Quanto mais ler, melhor será a escrever.
  • Desafie-se a escrever um pouco todos os dias: listas de tarefas, listas de compras / lembretes, registe na sua agenda o que fez durante o dia / o que vai fazer amanhã, envie mensagens a si próprio, mantenha um diário, escreva um blogue, redija cartas para todos os seus amigos portugueses /presentes e antigos professores / ao teu futuro eu, etc. Qualquer desculpa serve. Mas não se esqueça de escrevê-la numa folha de papel (e não no computador).
  • Se for fazer os exames de nível intermédio ou avançado, aprenda ou relembre como escrever uma carta de reclamação formal, por exemplo, bem como um ensaio argumentativo. Quanto mais confiante estiver, melhor será o seu desempenho. Por isso, não se esqueça de incluir cartas de reclamação, candidaturas e pedidos formais na sua lista de leitura, uma vez que lhe será pedido que escreva uma no exame.
  • Se se sentir um pouco cansado de todos os outros exames, coma — se puder — um quadradinho de chocolate ou uma peça fruta ou o que quer que seja que o / a ajude a aumentar os seus níveis de energia. E não se esqueça da sua garrafa de água.

DURANTE o exame

  • Certifique-se de que compreende a pergunta.
    Pode ser possível parafrasear a pergunta ou utilizar o vocabulário desta na sua resposta, mas certifique-se de que o copia corretamente.
  • Assegure-se que segue as instruções relativas ao número de palavras.
    Uma forma simples de descobrir o número médio de palavras que escreveu é contar cada palavra numa linha e multiplicar esse valor pelo número de linhas que tem o seu texto. Nunca escreva menos palavras do que as pedidas. Pode sempre escrever um pouco mais, mas não demasiado (tenha em conta o pobre examinador que vai corrigir centenas de exames).

ESCRITA

  • Procure ser simples e direto para melhorar a legibilidade e não se esqueça do básico: os seus textos devem ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Certifique-se de que as suas ideias estão ordenadas de forma lógica e que as transições entre parágrafos são suaves.
  • Faça um esforço por apresentar um texto “limpo” ou, pelo menos, que a sua caligrafia seja legível. (Mais uma vez, pense nos avaliadores que têm de decifrar os erros ortográficos e gramaticais de um grande número de candidatos. Se existirem dúvidas sobre a sua ortografia, eles/as podem simplesmente considerar a resposta incorrecta — uma decisão justa, tendo em conta que o candidato não se esforçou por apresentar um texto limpo.)

Pergunta de tipo dissertativo

Comece por escrever um rascunho da resposta ou, pelo menos, um mapa mental do que pretende dizer e, em seguida, escreva o resto da resposta.

  • Se tiver tempo para passar o seu texto a limpo:
    Comece por redigir o corpo do seu ensaio: a sua opinião, os prós e os contras do ensaio argumentativo, etc.; em seguida, a conclusão que resume as suas ideias e termine com o parágrafo de abertura. As primeiras impressões são as mais importantes, por isso, preste especial atenção à sua primeira frase já que esta deve cativar o leitor e despertar a sua curiosidade para continuar a ler.
  • Se não tiver tempo para escrever um rascunho do seu texto:
    Certifique-se de que tem um bom mapa mental de tudo o que quer dizer e comece por escrever o primeiro parágrafo numa folha de rascunho. A oração de abertura é verdadeiramente importante, por isso dedique algum tempo a redigir a melhor frase que conseguir. Quando a tiver, escreva-a na folha de respostas do exame e prossiga com a redação do corpo do texto e conclusão, seguindo o seu mapa mental.

Pergunta do tipo carta/mensagem

Certifique-se de que segue as instruções cuidadosamente. Por vezes, o enunciado da questão pode conter perguntas, por isso, certifique-se de que responde a todas elas.

  • Use o tom correto:
    Os portugueses tendem a ser muito formais, pelo que nos dirigimos aos nossos amigos próximos ou familiares e colegas de trabalho ou desconhecidos de forma muito diferente. Assim, escolha o tom e registo certo para o tipo de carta que está a escrever. Evite usar uma linguagem demasiado direta que os portugueses consideram má educação.
  • Explique claramente a situação ou o problema, por exemplo, parafraseando a pergunta e/ou fornecendo informações relevantes — seja criativo como se estivesse a representar a cena num palco real.
  • Tente utilizar frases de uso comuns para abrir e fechar o seu texto.
    Se necessário, expresse gratidão ou mostre apreço pelo/a leitor/a e encerre sempre a carta com uma declaração educada, como “Espero que tenhas um bom fim de semana” ou “Agradecendo desde já a sua resposta.”

REVISÃO DE PROVAS

A edição final e a revisão são passos cruciais numa situação de exame.

  • Tente fazer uma pausa antes de rever a sua própria redação: Nunca somos muito bons a detetar os nossos próprios erros, pelo que afastar os olhos do texto, mesmo que seja apenas por alguns minutos, pode ser muito útil. Vá redigir a resposta seguinte ou, se estiver a fazer o exame CIPLE, faça a revisão final da secção de compreensão escrita e, depois, volte ao seu texto com novos olhos e uma perspetiva mais clara, que o ajudará a detetar erros e áreas a melhorar.
  • Certifique-se de que revê o seu texto para detetar erros ortográficos e gramaticais: se tiver praticado com modelos de exame, saberá exatamente quais as áreas em que tende a cometer erros, por isso, reveja a sua lista para verificar se está tudo bem. Um erro comum que muitos alunos cometem é a concordância sujeito-verbo e/ou substantivo-adjetivo por isso não dêpor concluída a sua revisão sem verificar todas as concordâncias deste tipo.

Ao editar e rever minuciosamente o seu texto, estará a melhorar a legibilidade do mesmo e a garantir que causa uma impressão positiva nos seus leitores.

Boa sorte!