27. CHAPADA DE LUVA BRANCA

Expressão que descreve uma resposta dada de forma subtil.


O que significa a expressão chapada de luva branca????

No tempo em que as pessoas se desafiavam para duelos, geralmente o desafio iniciava-se com uma bofetada dada, não com a mão mas com uma luva. Depois de dar essa bofetada metafórica, o desafiador fazia o convite formal para o duelo.  Nestas circunstância, uma bofetada ou chapada de luva branca parece ser algo bastante grave pois abre um desafio que muito frequentemente termina em ferimentos graves ou morte.

Pois é, o que descreves sobre os duelos é bem verdade. E não te parece curioso que uma pessoa que se prepara para desafiar outra para um duelo ou, melhor dizendo, que está preparada para usar uma arma para defender a sua honra perante uma ofensa grave comece por simplesmente lhe bater com uma luva, evitando dessa forma todo o contacto físico?

Realmente, tens razão. É um comportamento estranho! 

Dar uma chapada ou bofetada a alguém recorrendo a uma luva é uma maneira muito subtil de transmitir uma mensagem e é precisamente isso que a express ão quer transmitir. Quando alguém nos ofende ou faz qualquer coisa que nos causa dano ou magoa e nós decidimos responder a essa pessoa não de forma direta ou à letra ou na mesma moeda mas de forma subtil e delicada, estamos a dar-lhe uma bofetada de luva branca. E nota que geralmente estas bofetadas virtuais são por vezes bastaste mais dolorosas, porque muito mais humilhantes, do que uma verdadeira chapada. 

Pois é bem verdade que a dor física de uma bofetada passa bem mais depressa do que a dor que o nosso ego sente quando nos humilham com palavras… 

Está explicada a expressão: chapada ou bofetada de luva branca ou, como dizem no Brasil, tapa de luva de pelica.

E também ficámos a saber o significado dos coloquialismos: responder à letra ou na mesma moeda.

Responder na mesma moeda é fácil de perceber! Se usamos a mesma moeda, então estamos a responder recorrendo à mesma estratégia que foi usada para nos atacar como quando gritamos quando alguém fala connosco aos berros, ou quando alguém nos insulta e a nossa primeira reação é devolver um outro insulto… 

E o mesmo acontece com responder à letra. Imagina que te escrevem uma carta em tom irónico e tu respondes de igual maneira. Estás a responder à letra ou melhor dizendo usando o mesmo tom ou as mesmas “letras”.

Vejamos alguns exemplos:

Em vez de lhe responder à letra ela preferiu acalmar-se e dar-lhe antes uma chapada de luva branca.

Ela deu-lhe uma chapada de luva branca mas ele foi incapaz de lhe responder na mesma moeda.

Em resposta à provocação dele, eu dei-lhe uma bofetada de luva branca.  

Não sei porque te exaltaste e lhe deste uma bofetada? A violência física nunca resolve nada! Teria sido mais inteligente da tua parte dar-lhe uma bofetada de luva branca.

Eles andavam sempre a discutir sobre dinheiro. Um dia, quando ele a acusou de ser forreta, ela respondeu que se não fosse ela a gerir o dinheiro, a empresa que geriam já teria ido à falência. Ter de reconhecer que o que ela estava a dizer era verdade foi mais do que uma chapada de luva branca foi um verdadeiro balde de água fria.

E aqui está outra expressão bastante lógica. Quando nos deitam um balde de água fria para cima a nossa reação corporal é de surpresa e espanto e da mesma maneira quando alguém faz ou diz algo que nos surpreende e espanta ao mesmo tempo podemos comparar essa situação à reação física de levarmos com um balde de água fria em cima…

Exatamente!

OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
responder à letra

responder na mesma moeda
levar um balde de água fria

Download the files

PARTILHAR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Gostaria de colaborar na criação dos nossos podcasts? 

Escreva um texto (em forma de monólogo ou diálogo) a descrever o significado e os usos de um provérbio, um idiomatismo ou uma expressão coloquial da língua portuguesa que ainda não esteja descrita e envie-nos uma mensagem para o email

Como poderá ajudar este podcast?

Se gosta de ouvir este podcast, por favor ajude-nos.

Pode fazê-lo de forma gratuita

  • Subscreva na sua plataforma favorita: Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, SoundCloud ou Spotify
  • Faça uma recensão. Como sabe, os comentários são super importantes para o algoritmo posicionar o podcast e este chegar a mais pessoas.
  • Partilhe-o com alguém que esteja a aprender português ou que goste de saber mais sobre a cultura e a língua de Portugal. O link é https://sayitinportuguese.pt/podcast-2/
  • Partilhe-o nas suas redes sociais. Se o fizer no Instagram, tag @say_it_in_portuguese para que eu possa ver o seu post

Também pode oferecer-me um café!

Leave a Reply