83. NEM TUDO O QUE VEM À REDE É PEIXE

Nem tudo é o que parece ser.

Na semana passada, usámos a expressão nem tudo o que vem à rede é peixe para explicar o provérbio trazer água no bico. Queríamos explicar que nem tudo é o que parece ser e pareceu-nos lógico usar a imagem de uma rede que arrasta consigo não apenas aquilo que pretendemos, mas traz também outras coisas menos desejáveis

Quando os pescadores lançam as suas redes à água, pretendem apanhar um determinado tipo de peixe ou vários mas todos adultos mas o que acaba por acontecer é que as suas redes recolhem não apenas diferentes tipos de animais e plantas aquáticas como também todo o tipo de lixo. A frase nem tudo o que vem à rede é peixe é um verdadeiro axioma ou proposição tão evidente que não precisa de ser demonstrada.

Outra proposição evidente e com o mesmo significado deste provérbioé nem tudo o que brilha ou reluz é ouro. Estes axiomas pretendem sobretudo sublinhar o facto de que nem sempre as coisas são o que parecem, como no caso dos objetos que reluzem ou brilham, mas que não são valiosos ou importantes, ou de uma rede que parece trazer muito peixe, mas que na verdade está cheia de lixo.

Desse sentido quase literal nasce outro mais metafórico associado com as coisas às quais damos valor e importância, e às escolhas que somos obrigados a fazer. Ambas as frases pretendem alertar para a necessidade de estarmos atentos ao que nos rodeia e saber distinguir e separar o trigo do joio.

É importantíssimo olhar para além do que é óbvio ou está à superfície e ainda mais saber destrinçar o que é importante — os grãos de trigo — das cascas que os envolvem — o joio.

Estas expressões lembram-nos que a vida é feita de escolhas e precisamos de aprender a separar o que é realmente relevante do que é acessório ou insignificante.

Só falta dar alguns exemplos de uso.

A capital de um país pode parecer um bom sítio para viver, mas também apresenta muitas desvantagens. Nem tudo o que brilha é ouro.

O Pedro é um rapaz muito atraente e rico, mas tem cuidado pois nem tudo o que reluz é ouro.

Para sair da encruzilhada em que te encontras, tens de separar o trigo do joio e decidir o que é que é para ti mais importante: o amor ou o dinheiro.

Hoje em dia, a internet bombardeia-nos com milhares de notícias e é fundamental aprender a separar o trigo do joio ou melhor dizendo as notícias verdadeiras das falsas.

OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
nem tudo o que reluz / brilha é ouro
separar o trigo do joio

EXPRESSÕES SEMELHANTES EM OUTRAS LÍNGUAS
No es oro todo lo que reluce [ES]
No todo el monte es orégano [ES]
All that glitters is not gold [EN]

Download the files

PARTILHAR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Gostaria de colaborar na criação dos nossos podcasts? 

Escreva um texto (em forma de monólogo ou diálogo) a descrever o significado e os usos de um provérbio, um idiomatismo ou uma expressão coloquial da língua portuguesa que ainda não esteja descrita e envie-nos uma mensagem para o email

Como poderá ajudar este podcast?

Se gosta de ouvir este podcast, por favor ajude-nos.

Pode fazê-lo de forma gratuita

  • Subscreva na sua plataforma favorita: Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, SoundCloud ou Spotify
  • Faça uma recensão. Como sabe, os comentários são super importantes para o algoritmo posicionar o podcast e este chegar a mais pessoas.
  • Partilhe-o com alguém que esteja a aprender português ou que goste de saber mais sobre a cultura e a língua de Portugal. O link é https://sayitinportuguese.pt/podcast-2/
  • Partilhe-o nas suas redes sociais. Se o fizer no Instagram, tag @say_it_in_portuguese para que eu possa ver o seu post

Também pode oferecer-me um café!

Leave a Reply