21. NAVEGAR À BOLINA

Expressão que quer dizer sem direção ou rumo.


Então qual é a expressão portuguesa que quer dizer sem direção ou rumo, completamente perdido, sempre a mudar de direção de forma inconsistente????

Navegar à bolina.

O que quer dizer “bolina”?

Quer dizer contra o vento. E é uma invenção portuguesa!!!!

Uma invenção portuguesa???? Como assim?

No século XV, os barcos à vela tinham velas na forma de um quadrado que só podiam andar quando o vento estava a favor ou de feição ou melhor dizendo quando o vento soprava na direção para a qual os marinheiros queriam seguir pois o sistema de velas quadrangulares que existia não permitia navegar contra o vento. Para ultrapassar esta dificuldade os marinheiro portugueses inventaram uma embarcação de pequeno porte ou menor tamanho com uma vela triangular que permitia navegar aos ziguezagues ou melhor dizendo virando constantemente à direita e à esquerda. Em vez de ficarem dias à deriva à espera que o vento começasse a soprar de feição ou na direção para a qual eles queriam seguir, esta estratégia permitia-lhes navegar obliquamente em relação à linha do vento — à bolina — e portanto continuar a avançar mesmo quando as coisas não lhes corriam de feição ou o vento não soprava na direção pretendida.

Mas se navegando à bolina os marinheiros portugueses conseguiram chegar ao seu destino usando os ventos que não lhes estavam de feição, então não compreendo o título do jornal que diz: “Governo não navega à bolina e tem estratégia.”

Bom, naqueles tempos era uma grande inovação mas navegar em ziguezague leva consideravelmente mais tempo do que percorrer a mesma distância em linha reta. E andar sempre a mudar de rumo também pode parecer falta de consistência. O título do teu jornal está a reforçar a ideia de que, ao contrário do que pode parecer, perante tantos avanços e recuos ou mudanças de atitude ou de opinião, o governo tem uma estratégia definida.

OK.

Antes de nos despedirmos, tenho uma pergunta para ti: percebeste o significado da expressão correr de feição??

Como estavas a explicar que o vento quando faz avançar os barcos à vela na direção pretendida corre de feição parece-me lógico concluir que correr de feição quer dizer correr bem, adequadamente, favoravelmente.

É isso mesmo.

Download the files

PARTILHAR

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Threads
Email

Deixe um comentário

Gostaria de colaborar na criação dos nossos podcasts? 

Escreva um texto (em forma de monólogo ou diálogo) a descrever o significado e os usos de um provérbio, um idiomatismo ou uma expressão coloquial da língua portuguesa que ainda não esteja descrita e envie-nos uma mensagem para o email

Como poderá ajudar este podcast?

Se gosta de ouvir este podcast, por favor ajude-nos.

Pode fazê-lo de forma gratuita

  • Subscreva na sua plataforma favorita: Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, SoundCloud ou Spotify
  • Faça uma recensão. Como sabe, os comentários são super importantes para o algoritmo posicionar o podcast e este chegar a mais pessoas.
  • Partilhe-o com alguém que esteja a aprender português ou que goste de saber mais sobre a cultura e a língua de Portugal. O link é https://sayitinportuguese.pt/podcast-2/
  • Partilhe-o nas suas redes sociais. Se o fizer no Instagram, tag @say_it_in_portuguese para que eu possa ver o seu post

Também pode oferecer-me um café!