154. LIMAR ARESTAS

Finalizar algo da melhor maneira possível.

Estou quase a terminar o último trabalho que tenho de apresentar. Só me falta limar algumas arestas.

Precisas de ajuda?

Nesta fase ainda não. Talvez te peça para me ajudares quando estiver a dar os últimos retoques.

Aí estão duas expressões interessantes pois, dependendo do contexto, podem querer dizer a mesma coisa.

Dar os últimos retoques descreve as tarefas que se executam antes de dar um trabalho por concluído, como as últimas pinceladas num quadro ou a revisão final de um texto.

Geralmente são correções muito ligeiras ou ajustes bastante pequenos, feitos para que tudo saia absolutamente perfeito. 

Da mesma maneira que limamos uma superfície rugosa para que fique totalmente lisa e sem nenhuma aresta ou reentrância ou melhor dizendo, nenhuma imperfeição. Nestes contextos, as duas expressões descrevem situações semelhantes como prova o seguinte exemplo:

Eles só terminaram de limar as arestas meia hora antes de apresentar o projeto ao cliente.

E também podias dizer: Os últimos retoques foram dados meia hora antes de apresentar o projeto ao cliente.
Neste contexto, a ideia que ambas as frases pretendem transmitir é a de aperfeiçoar ou aprimorar algo, tornando-o mais refinado, mais perfeito, melhor finalizado.

A frase limar as arestas adquiriu, todavia, um outro significado mais próximo do seu sentido literal.

Limamos arestas quando usamos uma lima para eliminar todas as partes salientes que podem ferir ou chocar com outras mas também, por analogia, quando tentamos suavizar ou amenizar uma questão ou até mesmo resolver um conflito certificando-nos que não existem divergências (ou arestas). Como no seguinte exemplo:

O encontro dos responsáveis pelo setor das pescas tem como principal objetivo limar arestas no que diz respeito à preservação dos stocks de bacalhau.

Essa frase é habitualmente usada em contextos de negociação, quando as partes tentam amenizar o que as separa para chegar a um consenso ou alcançar uma harmonia.

Absolutamente. Podemos definir o verbo limar como a ação de polir uma superfície irregular para torná-la mais suave ao toque. E usamos a palavra metaforicamente para descrever uma situação em que alguém trabalha para reduzir as diferenças, resolver desentendimentos ou tornar uma situação menos conflituosa.
Queres dar um exemplo? 

Para chegar a um acordo foi necessário limar alguns detalhes de ordem jurídica.

Outro exemplo seria: O parlamento reuniu-se para limar a proposta de lei.
E quando queremos sublinhar a ideia de um conflito ou existência de divergências importantes recorremos à expressão limar arestas. Como na seguinte frase:

Para garantir que possamos trabalhar bem juntas, é melhor sentarmo-nos e limar arestas.

Para resumir: limar as arestas descreve o processo de tornar as relações mais suaves e harmoniosas com o objetivo de resolver um conflito ou pôr fim a uma discordância.

Mas também se usa — tal qual como dar os últimos retoques — para finalizar algo da melhor maneira possível.

Download the files

PARTILHAR

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Threads
Email

Deixe um comentário

Gostaria de colaborar na criação dos nossos podcasts? 

Escreva um texto (em forma de monólogo ou diálogo) a descrever o significado e os usos de um provérbio, um idiomatismo ou uma expressão coloquial da língua portuguesa que ainda não esteja descrita e envie-nos uma mensagem para o email

Como poderá ajudar este podcast?

Se gosta de ouvir este podcast, por favor ajude-nos.

Pode fazê-lo de forma gratuita

  • Subscreva na sua plataforma favorita: Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, SoundCloud ou Spotify
  • Faça uma recensão. Como sabe, os comentários são super importantes para o algoritmo posicionar o podcast e este chegar a mais pessoas.
  • Partilhe-o com alguém que esteja a aprender português ou que goste de saber mais sobre a cultura e a língua de Portugal. O link é https://sayitinportuguese.pt/podcast-2/
  • Partilhe-o nas suas redes sociais. Se o fizer no Instagram, tag @say_it_in_portuguese para que eu possa ver o seu post

Também pode oferecer-me um café!