Então, como vai a procura de emprego?
Um desastre. Já mandei centenas de CVs, mas poucas empresas se dignam a responder. E quando sou chamada para uma entrevista, são sete cães a um osso…
Queres dizer que há dezenas de candidatos para a mesma posição???
Isso mesmo. Sete cães a um osso é daquelas expressões bastante visuais: basta imaginar uma matilha de cães a lutar por um único e escasso osso…
Tens razão. Conheces mais alguma expressão com a palavra cão?
Só me consigo lembrar de trabalhar que nem um cão…
Porque será que associamos trabalhar muito árdua e diligentemente a um cão????
No Portugal rural, os cães são animais domésticos sempre associados ao trabalho no campo. Para muitas famílias portuguesas, este animal é usado para guardar as suas casas e os seus galinheiros de intrusos sejam eles ladrões ou outros animais. Espera-se que, no mínimo, um cão ladre para avisar os donos de algo invulgar ou ameaçador como o ataque de um lobo ou raposa a um galinheiro.
Esses animais também ajudam os pastores a reunir e mover os seus rebanhos de um pasto para o outro ou entre as pastagens e os estábulos onde passam a noite.
E não te esqueças que os cães-pastores podem ser treinados para defender os rebanhos dos lobos… São eles que ficam a guardar o rebanho enquanto o pastor descansa.
É por todas essas razões que os cães são vistos como trabalhadores fiéis, sempre alertas e dispostos a dar tudo por tudo pelo seu chefe.
E a expressão trabalhar que nem um cão descreve alguém que trabalha muito, chegando mesmo a sacrificar-se pelo seu trabalho — como os cães que arriscam a sua vida para defender o “seu” rebanho.
Voltando à tua procura de emprego — podemos dizer que estás a trabalhar que nem um cão para arranjar um novo trabalho mas sem sucesso por causa do excesso de candidatos para cada oferta?
Pois é. Nem sei porque é que me esforço tanto por tão poucas hipóteses…
A sabedoria popular diz que quem espera, desespera...
Felizmente também diz que quem espera, sempre alcança… E eu prefiro olhar para o copo meio-cheio em vez de meio-vazio…
[risos]
VOCABULÁRIO
arduamente: de forma trabalhosa, difícil
candidato: pessoa que concorre a algo, por exemplo um emprego ou um cargo público
escasso: raro, insuficiente
galinheiro: pequena casa onde se guardam galinhas, o mesmo que capoeira
matilha: conjunto de cães [nome coletivo]
OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
sete cães a um osso
quem espera, desespera
quem espera, sempre alcança
Download the files