111. MARIA-VAI-COM-TODAS

Pessoa sem opinião própria que segue, cegamente, os outros.


Então, qual é a diferença entre ser um pau-mandado e ser uma maria-vai-com-todas? Ambas as frases são críticas negativas ou depreciativas e humilhantes. O que é que é mais ofensivo: ser um pau-mandado e ser uma maria-vai-com-todas?

Ser uma maria-vai-com-todas apenas quer dizer que a pessoa não tem uma opinião própria preferindo seguir a opinião da maioria ou de outra pessoa da sua confiança. É um indivíduo sem vontade própria que copia o que os outros fazem ou dizem e que se deixa influenciar facilmente. Acredita-se que esta expressão está associada a uma rainha portuguesa que governou o reino de 1777 até à sua morte em 1815. Esta rainha, chamada D. Maria I, sofria de uma doença mental que a afastou da vida pública e dos assuntos de estado. A rainha só saía na companhia das suas criadas ou aias que, para a ajudarem a caminhar, lhe pegavam na mão para a levarem para o seu destino. Perante este quadro de uma rainha a ser levada pela mão pelas suas damas de companhia, a má língua popular passou a descrevê-la como maria-vai-com-todas e a comparar com esta maria qualquer pessoa débil, sem opinião ou vontade própria, que se deixa docilmente levar.
Um pau-mandado também é uma pessoa fraca, sem personalidade nem ideias próprias que, por inércia ou preguiça, se deixa dominar facilmente. A diferença entre um maria-vai-com-todas e um pau-mandado é que este último é subserviente.

Subserviente no sentido de fazer tudo o que lhe mandam?

Precisamente! Um pau-mandado acata as ordens que lhe dão e em vez de fazer o que a sua consciência lhe manda ou aquilo que é justo, faz o que os outros querem.

Ah, já estou a perceber. Executa os interesses das outras pessoas ignorando os seus. Enquanto a maria-vai-com-todas é apenas levada, um pau-mandado é manipulado para fazer o que outras pessoas querem.

Agora que já percebeste a diferença entre as duas expressões já podes responder à tua própria pergunta: qual delas é mais ofensiva ou insultante?

Dependerá da pessoa, mas na minha opinião deixar que outra pessoa nos use em seu próprio proveito é muito mau, muito pior do que quando apenas nos deixamos convencer por alguém que admiramos. Assim, ser um pau-mandado é uma ofensa maior do seu ser uma maria-vai-com-todas.

 

VOCABULÁRIO
aia ou dama de companhia: mulheres que tinham como profissão servir a rainha e/ou fazer-lhe companhia
débil: muito fraco
dominar: o mesmo que controlar ou governar
insultante: que humilha e ofende
manipulado: o mesmo que controlado

 

OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
ser um pau mandado

Descarga los archivos

PARTILHAR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Gostaria de colaborar na criação dos nossos podcasts? 

Escreva um texto (em forma de monólogo ou diálogo) a descrever o significado e os usos de um provérbio, um idiomatismo ou uma expressão coloquial da língua portuguesa que ainda não esteja descrita e envie-nos uma mensagem para o email

Como poderá ajudar este podcast?

Se gosta de ouvir este podcast, por favor ajude-nos.

Pode fazê-lo de forma gratuita

  • Subscreva na sua plataforma favorita: Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, SoundCloud ou Spotify
  • Faça uma recensão. Como sabe, os comentários são super importantes para o algoritmo posicionar o podcast e este chegar a mais pessoas.
  • Partilhe-o com alguém que esteja a aprender português ou que goste de saber mais sobre a cultura e a língua de Portugal. O link é https://sayitinportuguese.pt/podcast-2/
  • Partilhe-o nas suas redes sociais. Se o fizer no Instagram, tag @say_it_in_portuguese para que eu possa ver o seu post

Também pode oferecer-me um café!

Deja una respuesta