Já alguma vez utilizou a técnica Pomodoro para aumentar a sua produtividade? Ou simplesmente para criar um hábito de estudo?
Esta técnica de gestão do tempo pode ajudá-lo/a a criar uma rotina de estudo, bem como a gerir distracções e a manter a sua motivação.
O objetivo da técnica Pomodoro é aumentar a sua concentração durante um curto período de tempo. Quando os minutos de concentração elevada chegam ao fim, deve recompensar o seu cérebro com uma pausa ou momento de relaxamento (e felicidade). Ao fim de algum tempo, o seu cérebro não apenas vai apreciar os 15 minutos diários de estudo em português como «chorar por mais.»

Quando usar a técnica Pomodoro?

Estudar para um exame pode ser uma tarefa complicada. É bastante mais fácil procrastinar e deixar o estudo para o último minuto mesmo quando sabemos que estudar na véspera de um exame não é uma boa ideia. É por isso que é tão importante criar hábitos ou rotinas de estudo diários.

Para estudar uma língua é muito melhor focarmo-nos 15 minutos todos os dias do que 1h30, uma vez por semana. Está provado que no estudo das línguas a estratégia de aprendizagem que melhor funciona é “spaced repetition” ou repetição espaçada. Se todos os dias, mais ou menos à mesma hora, estudarem português durante 15 a 20 minutos vão reter muito mais do que se o fizerem apenas uma vez por semana.

Quando a data de um exame nos parece distante, não é fácil concentrarmo-nos para estudar afincadamente pois cada vez que procrastinamos o nosso cérebro oferece-nos uma recompensa fazendo-nos sentir felizes.

Para criar um hábito de estudo diário e certificarmo-nos que estamos verdadeiramente concentradas no que estamos a fazer, usem a técnica Pomodoro.

Há imensas variações desta técnica e recomendo que encontrem aquela que melhor se adapta à vossa personalidade.

Como usar a técnica Pomodoro?

Tudo o que precisam é de um timer ou temporizador.

Comecem por desligar todas as distrações e programar o temporizador para 10 ou 15 minutos.

Durante esse tempo esforcem-se para se concentrarem no que estão a fazer. Nos primeiros dias, o mais provável é que a vossa concentração não seja muito boa. Nessa fase, é importante serem perseverantes e regressarem à tarefa cada vez que a vossa mente se dispersar.

Quando o vosso tempo acabar, façam uma pausa. Espreguicem-se, vão tomar um café ou beber um copo de água, façam uma festa ao vosso cão ou gato, comam um bombom. Qualquer coisa que vos “desligue” do que estavam a estudar e — muito importante — que vos faça feliz.

Repitam nos dias seguintes, preferencialmente, à mesma hora. Ao fim de uns dias, terão criado um hábito de estudo e treinado o vosso cérebro a focar-se no que estão a estudar.

À medida que os dias avançam (e a data do exame se aproxima) podem alargar o tempo diário que dedicam a estudar aumentando o número de minutos de 15 para 25 ou repetindo duas ou três vezes o mesmo procedimento até fazerem uma pausa maior.

 

Espero que esta dica para criar uma rotina de estudo diária e aumentar a sua concentração seja útil. Para mais sugestões e conselhos sobre como abordar a preparação de um dos exames do Centro de Avaliação de Porutguês Língua Estrangeira (CAPLE), leia o nosso blogue 5 dicas para preparar um exame CAPLE. Se procura recursos de preparação para o exame CAPLE, leia o blogue intitulado Exames CAPLE: recursos disponíveis.

Se experimentarem esta técnica, partilhem as vossas experiências nos comentários.

Bom trabalho e boa sorte para o exame!!!