Decidiu fazer um dos exames CAPLE, mas não sabe bem como começar a estudar…

Não é raro sentir-se sobrecarregado quando tem de começar a estudar para um exame. A disciplina e a consistência são requisitos essenciais para uma boa preparação para um exame, pelo que é importante elaborar um plano para tornar todo o processo mais fácil de gerir e eficaz. Aqui ficam algumas dicas e sugestões para o ajudar a começar:

  1. Comece por criar um horário de estudo e definir pequenos objectivos para cada sessão de estudo. Estabeleça um calendário realista para as suas sessões de estudo e reserve tempo suficiente para analisar e rever. É sempre melhor estudar um pouco todos os dias, durante um longo período de tempo, do que fazer todas as sessões de estudo nas últimas semanas ou dias antes do exame. Isto ajudá-lo/a-á a manter-se organizado/a e concentrado/a no que tem de ser feito.

  2. Conheça o formato e o conteúdo do exame: Antes de começar a preparar-se, familiarize-se com o formato e o conteúdo do exame. Isto ajudá-lo/a-á a identificar os tópicos em que se deve concentrar e o tipo de perguntas que lhe serão feitas.

  3. Reuna os materiais de estudo: Certifique-se de que tem todos os materiais de estudo necessários, talvez um livro de gramática ou de língua, outros itens de leitura e audição, as suas próprias notas de estudo da língua, “flashcards”, etc. e, mais importante, exames de prática ou, pelo menos, o modelo de exame de teste disponível no sítio Web do CAPLE. Isto ajudará a ter tudo o que precisa organizado de uma forma que seja fácil de aceder e utilizar.

  4. Praticar, praticar, praticar!!!! Aproveite todas as oportunidades que tem para praticar a língua. Quanto mais praticar, mais confiante estará no dia do exame. Pratique com exames modelo para testar os seus conhecimentos e identificar as competências que precisam de ser melhoradas. Pratique com exemplos de perguntas para melhorar as suas capacidades de resposta às perguntas. Isto ajudá-lo/a-á a familiarizar-se com o formato do exame e o tipo de perguntas que terá de enfrentar.

  5. Procure apoio. Encontre um/uma parceiro/a de estudo, junte-se a um grupo de estudo, contacte um/a professor/a, um/a tutor/a, um/a treinador/a ou colegas de turma. Peça esclarecimentos sobre conceitos ou perguntas difíceis, bem como apoio para ultrapassar o stress do exame.

Isto ajudá-lo/a-á a ganhar confiança e a melhorar o seu desempenho no dia do exame.

Boa sorte!