Produção e Interação Orais

Em preparação para a oral

  • Pratique regularmente a expressão oral: Quanto mais praticar, mais confortável e confiante se sentirá durante a parte oral do exame. Se não tiver alguém com quem praticar, fale consigo próprio/a, com um amigo-imaginário português ou simplesmente leia um texto em voz alta e grave-se para ouvir mais tarde e tentar identificar as áreas a melhorar.
    • Fale consigo próprio: diga o nome dos objetos que o rodeiam, descreva o que está a fazer. Dê a si próprio direções ou instruções, etc. Pelo menos uma vez por dia, olhe para uma fotografia, uma paisagem ou uma cena que veja no parque ou enquanto passeia o seu cão e tente descrevê-la — se possível, em voz alta.
    • Comece um diário (em áudio ou vídeo) de todas as suas atividades ao longo do dia para enviar ao seu amigo-imaginário português. Pode até começar por descrever quem é essa pessoa, como é que ela é, o que faz, etc.
  • Crie o hábito de aprender novas palavras e frases todos os dias e tente incluí-las nas suas conversas pessoais ou com o seu amigo-imaginário português.
  • Se puder, obtenha feedback: Encontre um parceiro linguístico ou um tutor com quem praticar a conversação e peça-lhe que lhe dê feedback sobre a sua pronúncia, gramática e fluência. Ouça os seus conselhos e esforce-se por melhorar as áreas em que possa ter dificuldades.

ANTES do exame

  • Certifique-se de que o seu cérebro já está a “pensar” em português pelo menos 20 minutos antes do exame. No dia do exame, deve esforçar-se ao máximo para falar e pensar apenas em português. Esta estratégia é ainda mais importante antes da prova oral, quando nos é pedido que usemos a língua, por isso não se esqueça dos auriculares e sintonize a rádio, a sua playlist de português, o seu podcast preferido ou as gravações do seu manual de língua portuguesa e ouça-os durante algum tempo antes de ir para o exame.
  • Solte a língua: Depois de estar algum tempo a ler e escrever para o resto das provas que antecedem a oral, é bom começar a falar novamente, mesmo que seja apenas em voz baixa enquanto lê um livro, o jornal diário, ou os textos do seu manual.
  • Descubra quem é o seu parceiro linguístico na prova oral: As listas são publicadas antes do início do exame, mas mesmo que só tenha 10 minutos, é muito importante conhecê-lo/a e ter uma pequena conversa em português para se familiarizar com o sotaque dele/a e descobrir o seu nível de português. O mais provável é que não tenham exatamente o mesmo nível de língua, mas não precisa de se preocupar com isso. As suas competências linguísticas serão avaliadas em função de critérios-standard, não da pessoa que está sentada ao seu lado. O examinador certificar-se-á de que ambos os candidatos têm o mesmo tempo para demonstrar as suas competências linguísticas.

O objetivo é manter uma conversa em português, por isso, dê o seu melhor para realizar a tarefa dada, ouvindo com atenção, respondendo de acordo e respeitando as regras de conversação.

DURANTE o exame

  • Acredite em si próprio/a: É natural sentir-se nervoso/a durante a oral, mas tente relaxar e ter confiança nas suas competências linguísticas. Respire fundo, fale clara e calmamente e não tenha medo de pedir esclarecimentos se não entender uma pergunta.
  • Prepare-se para o modo como decorrerá o exame: O exame oral será gravado em vídeo pois se quiser pedir a reavaliação do seu exame, os avaliadores poderão rever esta gravação. As pessoas que considerem esta situação desconfortável, devem preparar-se para ela.

O examinador quer que seja bem-sucedido/a: Os examinadores da oral são geralmente muito amáveis e prestáveis. Orientá-lo/a-ão durante a prova oral, dando-lhe explicações claras, mantendo uma conversa atenta e dando-lhe sugestões e feedback. Se ficar bloqueado/a, dar-lhe-ão tempo para organizar os seus pensamentos e darão o apoio necessário para o/a ajudar a manter-se concentrado e confiante.

  • Utilize uma linguagem corporal positiva e mantenha o contacto visual com o examinador e com o outro candidato.

Primeira tarefa: auto-apresentação

  • Prepare uma breve apresentação sobre si próprio/a, pelo menos uma semana antes do exame. Não se esqueça de mencionar os temas com os quais está familiarizado e sobre os quais se sente à vontade para falar, porque o examinador pode escolher esses temas para lhe fazer perguntas mais tarde. Quanto mais falar, melhor. É sempre melhor falar demasiado do que falar pouco. Os examinadores avisá-lo-ão quando quiserem dar a palavra ao seu / à sua parceira/o.
    • Uma pergunta recorrente parece ser “há quanto tempo está a aprender português?” e “porque está a aprender a língua?” — por isso, certifique-se de que consegue responder a estas perguntas com facilidade.
  • Certifique-se de que pratica a sua apresentação todos os dias, de preferência em frente de outra pessoa (mesmo que esta não compreenda a língua), durante pelo menos uma semana, para que no dia do exame esta soe natural e fluída.

Tarefa dois: texto ou imagem

Texto:

  • Certifique-se de que compreende a tarefa: não faz mal pedir esclarecimentos se tiver dúvidas. Haverá sempre palavras que não compreenderá, mas o importante é que compreenda o essencial. Uma boa forma de verificar a sua compreensão é parafrasear a pergunta.
  • Faça o seu melhor para se cingir à tarefa e demonstrar que compreendeu a pergunta. No entanto, se o tópico não o/a inspirar ou se achar que não tem recursos lexicais suficientes para o explorar, não faz mal “puxar a brasa à sua sardinha” pois é sempre melhor divagar ou enveredar por outros caminhos do que não dizer nada.

Imagem:

  • Comece por descrever a imagem com o máximo de pormenor possível.
  • Explique o que pensa sobre a imagem, o que é que a imagem lhe sugere e porquê.

Tarefa três: conversa com o examinador e/ou com o/a outro/a candidato/a

Nesta altura, os seus nervos já se acalmaram e o seu “eu-português” já veio à tona e assumiu o controle da situação, por isso aproveite o momento e converse com o/a examinador/a.

No CIPLE (A2) e no DEPLE (B1), o/a examinador/a faz-lhe perguntas, a si e ao seu/sua parceiro/a, que podem ou não ser as mesmas. É compreensível que nesta altura já esteja cansado/a, mas é importante que não “desligue” quando o/a outro/a candidato/a está a falar. O/A examinador/a ficará impressionado/a se seguir a “conversa” e a resposta dele/a também poderá “inspirar” a sua.

Nos níveis intermédios (B2 e superior), ser-lhe-á dado um tópico de discussão específico, como o aquecimento global ou o turismo. Recentemente, fala-se muito de temas ambientais.

Nesta tarefa, também lhe darão algum tempo para preparar a sua “mini-apresentação”. Utilize uma folha de papel para esboçar um mapa mental, uma lista de coisas a mencionar ou, pelo menos, algumas palavras relevantes. A primeira e a última impressão são sempre muito importantes, por isso, faça o seu melhor para começar e terminar a sua mini-apresentação com uma declaração que deixe uma impressão duradoura no examinador, como uma pergunta estimulante ou uma anedota memorável.

Lembre-se de manter a calma, a concentração e a confiança durante todo o exame e, acima de tudo, acredite em si próprio e nas suas capacidades.

Espero que a sua preparação e confiança brilhem durante o exame e que obtenha os resultados que ambiciona.

Boa sorte!