Compreensão da Leitura

ANTES DO EXAME

Quanto mais ler, melhor será a sua compreensão, por isso, leia bastante. Leia textos de diferentes tipos e fontes. Se não tiver o hábito de ler textos literários em Português e se estiver a preparar o exame DUPLE (C2) deve familiarizar-se com este tipo de texto pois um dos exercício de cempreensão da leitura tem por base um texto literário.

Os manuais escolares portugueses são fontes importantes de material de leitura para aprendentes de todos os níveis, mas se estiver a preparar-se para o CIPLE (A2) ou DEPLE (B1), certifique-se de que consegue ler e entender anúncios públicos ou avisos, pequenas notícias e anúncios publicitários pois os exercícios focam muito essas competências.

  • Pratique a leitura rápida de um texto para melhorar a sua eficiência durante o exame.
  • Se não estiver habituado a responder a Testes/Perguntas de Escolha Múltipla, dedique algum tempo a entender como funcionam este tipo de perguntas (ver infra).
  • Não se esqueça de levar um relógio porque não será permitido o uso de telemóveis.

DURANTE O EXAME

Planeie o tempo que deve gastar em cada secção

Comece por dividir o número de perguntas do exame por três e verifique o tempo quando terminar o primeiro conjunto ou quando estiver a 1/3 de completar todas as perguntas. Se estiver dentro do tempo atribuído para este primeiro conjunto de perguntas, continue como está; se não, acelere.

Se tiver feito alguns exames simulados ou, pelo menos, o modelo de exame disponibilizado, deve ter identificado quais as secções mais difíceis ou que requerem mais tempo para completar. Certifique-se de que planeia o seu tempo de acordo com isso.

Os aprendentes que fazem o CIPLE (A2) devem dividir o seu tempo entre as secções de leitura e escrita, por isso, a gestão do tempo é muito importante.

Esteja preparado para mudar de ritmo e tática sempre que necessário. Se tiver dificuldade em responder a uma pergunta, não perca tempo, siga em frente e volte à dita depois de responder a todas as perguntas que sabe.

Se estiver confiante na sua compreensão de leitura e nas suas habilidades de gestão do tempo, comece por ler o texto. Se estiver menos confiante ou se começar a ler um texto e tiver dificuldade em entender o seu conteúdo, mude de tática e leia primeiro as perguntas.

Como abordar as perguntas de compreensão de leitura

Opção #1: Leia o texto na diagonal para obter uma ideia geral, depois leia as perguntas e volte ao texto para encontrar as informações necessárias para responder às perguntas. Anote nas margens o número da pergunta ou sublinhe a(s) palavra(s) ou a(s) frase(s) que confirmam a sua resposta escolhida para que possa reencontrá-las rapidamente. Volte às perguntas e selecione a opção correta.

Opção #2: Leia a pergunta cuidadosamente, bem como as opções de resposta, e sublinhe as palavras-chave ou escreva que tipo de informação precisa para selecionar a opção correta. Uma vez que tenha uma ideia geral do que precisa, leia o texto e destaque as partes relevantes para responder às perguntas. Volte à pergunta e selecione a opção correta. Lembre-se de que a resposta certa pode simplesmente ser a melhor opção ou a mais completa.

PERGUNTAS DE ESCOLHA MÚLTIPLA

  • Leia a pergunta com muito cuidado e as 3 ou 4 opções de resposta ainda mais atentamente.
    As perguntas de escolha múltipla terão provavelmente uma opção de resposta completamente errada, uma ou duas opções de resposta que parecem lógicas, mas estão incorretas, e a opção que foi elaborada para ser a “correta”. As opções erradas podem não ter qualquer relação com o texto (infrequente, mas possível), apresentar uma ideia oposta ao texto ou ser apenas parcialmente corretas. Preste especial atenção às opções de resposta que parecem verdadeiras, mas ou não estão completas ou acrescentam informação errónea pois nestes casos existe frequentemente uma opção de resposta melhor que será a correta.

  • Procure palavras-chave
    A resposta pode estar escondida na formulação da pergunta e das opções de resposta. Destaque palavras como “não”, “nunca”, “às vezes”, “habitualmente”, “geralmente”, que podem ser usadas para tornar uma afirmação potencialmente correta em incorreta ou apenas parcialmente correta.

  • Elimine uma opção de resposta.
    O processo de eliminação é central para o sucesso em exames de escolha múltipla e deve ser feito em duas fases.
    1. Tente eliminar qualquer coisa que esteja completamente errada.
      Muitas vezes, mas nem sempre, há uma opção que parece completamente falsa, o que o deixa com três ou, melhor ainda, duas opções para selecionar (e uma chance de 50% de estar certo).

    2. Releia a pergunta e volte ao texto (para o local onde anotou o número da pergunta ou sublinhou a informação relevante).
      Compare as respostas restantes e tente encontrar a diferença entre elas. Selecione a que está mais próxima da informação fornecida no texto.
      Evite tirar conclusões próprias – se a pergunta estiver bem elaborada, o texto deve conter todas as informações necessárias para responder.
      Procure sinónimos, pois estes são frequentemente usados em testes de língua.

Lembre-se de selecionar a melhor resposta em vez da que parece correta. Novamente, se as opções de resposta foram cuidadosamente elaboradas e testadas, haverá sempre uma opção que parece a correta, por isso, certifique-se de ler todas as opções de resposta antes de escolher a resposta final.

Quando em dúvida, deixe o seu instinto escolher pois a primeira impressão é muitas vezes a melhor.

Desenhe um símbolo (por exemplo uma estrela) ao lado destas resposta para — se tiver tempo no final do exame — as rever.

Gestão do tempo

É contraproducente passar muito tempo numa pergunta que não consegue responder. Siga em frente e volte a ela mais tarde para olhar para ela de uma perspectiva fresca. Se ainda não souber a resposta, afaste-se novamente.

VERIFICAÇÃO FINAL

Sempre faça uma verificação final: tanto quanto sei, nos exames CAPLE, as respostas incorretas não são penalizadas, por isso, certifique-se de responder a TODAS as perguntas, mesmo que seja apenas escolhendo a letra que não seja igual à resposta anterior ou seguinte.

Dependendo de quantas opções há e de quão bem conseguiu eliminar a resposta mais provavelmente errada, tem uma chance de adivinhar corretamente.

Se, ao fazer a sua verificação final, ainda não souber a resposta correta para uma ou mais perguntas, escolha uma opção-resposta ao acaso.

Por último reveja as perguntas às quais respondeu intuitivamente (aquelas que assinalalou com um símbolo especial por exemplo uma estrela). Mude a sua resposta apenas se tiver a certeza absoluta que encontrou a opção correta.

DICAS FINAIS

Leve água e uma barra de chocolate ou, se gosta de café, beba uma “bica” durante a pausa.

Traga uma caneta (preta ou azul), lápis e uma boa borracha.

Não se esqueça do seu documento de identificação com fotografia – o mesmo que usou para se inscrever no exame, pois irão verificar.

Já disse várias vezes mas vou repetir porque é mesmo muito importante: não se esqueça de levar um relógio (sem coneção à internet) consigo para o local do exame.

Espero que estas dicas tenham sido úteis.

Se tiver mais alguma por favor acrescente-a nos comentários ou envie-me uma mensagem.