Em Portugal, quando queremos dizer a alguém que não tenha esperanças, perca as suas ilusões, abandone uma ideia ou que desista de alguma coisa, usamos a expressão tirar o cavalinho da chuva. E no Brasil, vocês também usam esta expressão?

Sim, e tem exatamente a mesma conotação.

Curiosamente a origem desta expressão é um convite literal para proteger o animal dos elementos e muito particularmente da chuva. No tempo em que as pessoas se deslocavam sobretudo de cavalo quando se ia a uma loja ou se visitava alguém, o cavalo era deixado à porta de casa. Nesses casos a visita era geralmente curta para que o cavalo não ficasse muito tempo desprotegido ao sol ou à chuva.

Quando o anfitrião desejava receber o seu hóspede de forma mais cordial e, sobretudo, prolongada, convidava-o a guardar o seu cavalo no estábulo. Este convite era particularmente importante em dias de mão tempo pois assim evitava-se que o cavalo ficasse à chuva.

Nesses dias, o anfitrião dizia para o seu hóspede que “podia tirar o seu cavalo da chuva,” permitindo assim que o seu convidado deixasse de se preocupar com o seu cavalo. Aquele convite era, no entanto, um pau de dois bicos (ver episódio 72) pois o hóspede deixava de poder sair rápida e facilmente com a desculpa que tinha deixado o cavalo à porta e à chuva.

A expressão passou então a ter o significado de desistir do intento de não se demorar ou abdicar de fazer uma visita curta a alguém.

E quando os cavalos deixaram de ser um meio de transporte alargou-se o seu uso para todas as situações em que desejamos comunicar a alguém que deve desistir de alguma coisa como por exemplo um sonho, uma intenção, uma pretensão ou perder as ilusões que tem por alguém ou alguma coisa. Eis alguns exemplos de uso:

— Achas que posso pedir um empréstimo para fazer uma viagem a Cuba?
— Podes tirar o cavalinho da chuva que, com a tua reputação para não pagar o que deves, ninguém te vai emprestar um chavo (ver episódio 23).

— Achas que ela te vai convidar para o casamento deles? Podes tirar o cavalinho da chuva

— Se estás a contar com a minha ajuda para te ajudar a limpar a casa, podes tirar o cavalinho da chuva!

REFERÊNCIAS
A Origem da Expressão Tirar o cavalinho da chuva in Ciberdúvidas [consultado a 14 de fevereiro de 2017]
Tirar o cavalinho da chuvain Significados [consultado a 14 de fevereiro de 2017]