A expressão desta semana está diretamente associada com uma das principais indústrias portuguesas, não é verdade?

Isso mesmo. As parras e as uvas são as folhas e os frutos da videira — e é das uvas que se produz o vinho em Portugal. E como muito bem dizes, a produção e a comercialização de vinhos é uma das principais indústrias portuguesas.

Esta expressão não é difícil de compreender, como demonstram os seguintes exemplos:

Este foi um ano de muita parra e pouca uva. Choveu bastante no inverno e toda a gente pensou que a colheita iria ser boa mas não houve sol suficiente quando foi preciso e as previsões sairam goradas.
 

— Este político é um excelente orador.
— Ããããhh… Não sei se concordo. Parece-me que fala muito bem, com muitos floreados de retórica mas não apresenta nenhuma ideia original, apenas repete o que dizem os outros membros do partido. Para mim, os discursos dele têm muita parra e pouca uva.
 

— Acho que tenho um problema de gestão de tempo.
— Como assim?
— Farto-me de trabalhar mas nunca vejo nenhum resultado concreto de todo o empenho que coloco no meu trabalho.
— Realmente, trabalhar para o boneco pode ser frustrante.
— A sensação que tenho não é a de trabalhar para o boneco ou sem objectivos ou resultados visíveis mas apenas de trabalhar muito e colher muitos poucos frutos desse trabalho.
— Ah, já percebi! Tipo muita parra e pouca uva.
— É isso mesmo.
 

— Há mais de um ano que se debate a autorização de construção de mais um mega centro comercial. Encomendam-se estudos de impacto ambiental e económico, apresentam-se pareceres mas nada se faz em concreto.
— É caso para dizer: muita parra e pouca uva.

O provérbio usa-se para descrever situações onde o esforço é muito ou a apresentação é sumptuosa mas o resultado final ou o conteúdo é fraco ou desproporcional ao investimento feito.

Na mesma linha da expressão a montanha pariu um rato?

Acho que sim pois essa expressão descreve o resultado insignificante ou ridículo (as poucas uvas) quando o que se esperava era algo grandioso e importante (muitas folhas ou parras na videira).

OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
trabalhar para o boneco
a montanha pariu um rato

Faça Login para descarregar os ficheiros.