O que significa a expressão chapada de luva branca????

No tempo em que as pessoas se desafiavam para duelos, geralmente o desafio iniciava-se com uma bofetada dada, não com a mão mas com uma luva. Depois de dar essa bofetada metafórica, o desafiador fazia o convite formal para o duelo.  Nestas circunstância, uma bofetada ou chapada de luva branca parece ser algo bastante grave pois abre um desafio que muito frequentemente termina em ferimentos graves ou morte.

Pois é, o que descreves sobre os duelos é bem verdade. E não te parece curioso que uma pessoa que se prepara para desafiar outra para um duelo ou, melhor dizendo, que está preparada para usar uma arma para defender a sua honra perante uma ofensa grave comece por simplesmente lhe bater com uma luva, evitando dessa forma todo o contacto físico?

Realmente, tens razão. É um comportamento estranho! 

Dar uma chapada ou bofetada a alguém recorrendo a uma luva é uma maneira muito subtil de transmitir uma mensagem e é precisamente isso que a express ão quer transmitir. Quando alguém nos ofende ou faz qualquer coisa que nos causa dano ou magoa e nós decidimos responder a essa pessoa não de forma direta ou à letra ou na mesma moeda mas de forma subtil e delicada, estamos a dar-lhe uma bofetada de luva branca. E nota que geralmente estas bofetadas virtuais são por vezes bastaste mais dolorosas, porque muito mais humilhantes, do que uma verdadeira chapada. 

Pois é bem verdade que a dor física de uma bofetada passa bem mais depressa do que a dor que o nosso ego sente quando nos humilham com palavras… 

Está explicada a expressão: chapada ou bofetada de luva branca ou, como dizem no Brasil, tapa de luva de pelica.

E também ficámos a saber o significado dos coloquialismos: responder à letra ou na mesma moeda.

Responder na mesma moeda é fácil de perceber! Se usamos a mesma moeda, então estamos a responder recorrendo à mesma estratégia que foi usada para nos atacar como quando gritamos quando alguém fala connosco aos berros, ou quando alguém nos insulta e a nossa primeira reação é devolver um outro insulto… 

E o mesmo acontece com responder à letra. Imagina que te escrevem uma carta em tom irónico e tu respondes de igual maneira. Estás a responder à letra ou melhor dizendo usando o mesmo tom ou as mesmas “letras”.

Vejamos alguns exemplos:

Em vez de lhe responder à letra ela preferiu acalmar-se e dar-lhe antes uma chapada de luva branca.

Ela deu-lhe uma chapada de luva branca mas ele foi incapaz de lhe responder na mesma moeda.

Em resposta à provocação dele, eu dei-lhe uma bofetada de luva branca.  

Não sei porque te exaltaste e lhe deste uma bofetada? A violência física nunca resolve nada! Teria sido mais inteligente da tua parte dar-lhe uma bofetada de luva branca.

Eles andavam sempre a discutir sobre dinheiro. Um dia, quando ele a acusou de ser forreta, ela respondeu que se não fosse ela a gerir o dinheiro, a empresa que geriam já teria ido à falência. Ter de reconhecer que o que ela estava a dizer era verdade foi mais do que uma chapada de luva branca foi um verdadeiro balde de água fria.

E aqui está outra expressão bastante lógica. Quando nos deitam um balde de água fria para cima a nossa reação corporal é de surpresa e espanto e da mesma maneira quando alguém faz ou diz algo que nos surpreende e espanta ao mesmo tempo podemos comparar essa situação à reação física de levarmos com um balde de água fria em cima...

Exatamente!

 

OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
responder à letra

responder na mesma moeda
levar um balde de água fria

Faça Login para descarregar os ficheiros.