Então qual é a expressão portuguesa que quer dizer sem direção ou rumo, completamente perdido, sempre a mudar de direção de forma inconsistente????

Navegar à bolina.

O que quer dizer “bolina”?

Quer dizer contra o vento. E é uma invenção portuguesa!!!!

Uma invenção portuguesa???? Como assim?

No século XV, os barcos à vela tinham velas na forma de um quadrado que só podiam andar quando o vento estava a favor ou de feição ou melhor dizendo quando o vento soprava na direção para a qual os marinheiros queriam seguir pois o sistema de velas quadrangulares que existia não permitia navegar contra o vento. Para ultrapassar esta dificuldade os marinheiro portugueses inventaram uma embarcação de pequeno porte ou menor tamanho com uma vela triangular que permitia navegar aos ziguezagues ou melhor dizendo virando constantemente à direita e à esquerda. Em vez de ficarem dias à deriva à espera que o vento começasse a soprar de feição ou na direção para a qual eles queriam seguir, esta estratégia permitia-lhes navegar obliquamente em relação à linha do vento — à bolina — e portanto continuar a avançar mesmo quando as coisas não lhes corriam de feição ou o vento não soprava na direção pretendida.

Mas se navegando à bolina os marinheiros portugueses conseguiram chegar ao seu destino usando os ventos que não lhes estavam de feição, então não compreendo o título do jornal que diz: “Governo não navega à bolina e tem estratégia.”

Bom, naqueles tempos era uma grande inovação mas navegar em ziguezague leva consideravelmente mais tempo do que percorrer a mesma distância em linha reta. E andar sempre a mudar de rumo também pode parecer falta de consistência. O título do teu jornal está a reforçar a ideia de que, ao contrário do que pode parecer, perante tantos avanços e recuos ou mudanças de atitude ou de opinião, o governo tem uma estratégia definida.

OK.

Antes de nos despedirmos, tenho uma pergunta para ti: percebeste o significado da expressão correr de feição??

Como estavas a explicar que o vento quando faz avançar os barcos à vela na direção pretendida corre de feição parece-me lógico concluir que correr de feição quer dizer correr bem, adequadamente, favoravelmente.

É isso mesmo.

Faça Login para descarregar os ficheiros.