Este provérbio é estranhíssimo, porque será que fazer colheres é uma solução para quem está desocupado?

Existem várias expressões que usam a palavra colher como dar uma colher de chá ou entre marido e mulher, que ninguém meta a colher… E creio que todas têm que ver com a utilidade e a frequência com que este instrumento é usado. Uma colher é realmente uma ferramenta muito útil na cozinha e usada bastantes mais vezes do que os outros talheres como a faca ou o garfo. Podemos inclusivamente usar uma colher em vez de uma faca ou de um garfo. E fora da cozinha também usamos “colheres” ou melhor dizendo “pás” para fazer uma variedade muito grande de tarefas.

Tendo em conta a utilidade de uma colher e a quantidade de vezes que se usam no nosso dia a dia, dizer a alguém para fazer colheres quando não está ocupado com outros trabalhos, é um bom conselho.

Em tempos antigos teria sido útil fazer colheres nos tempos livres para que estas nunca se esgotassem, mas esta expressão nos dias de hoje adquiriu um significado diferente. Quando se diz: “quem não tem que fazer, faz colheres” estamos a descrever uma situação em que alguém está a desperdiçar o seu tempo a fazer algo que pessoalmente achamos absolutamente inútil, sem valor algum. Eis um exemplo:

— A minha esposa anda a aprender a bordar. Vai às aulas três vezes por semana.
Quem não tem que fazer, faz colheres...

E as outras expressões que referem a palavra colher, o que é que significam?

Dar uma colher de chá significa ajudar ou ensinar alguém ou simplesmente dar um conselho sobre qualquer coisa da mesma maneira que se davam colherzinhas de chá a uma pessoa doente que estivesse acamada para tentar melhorar o seu estado de saúde. 

No provérbio Entre marido e mulher, que ninguém meta a colher a palavra colher é sinónimo de nariz ou, mais coloquialmente, bedelho querendo dizer “curiosidade excessiva” ou intrusiva. Esta expressão pretende aconselhar terceiros a não interferirem nos assuntos de um casal. Eis dois exemplos de como estas expressões podem ser usadas:

— Amanhã tenho uma entrevista de trabalho.
— Queres uma colher de chá ? Prepara algumas perguntas para lhes fazer! 

 

— A minha filha e o marido estão a pensar comprar uma casa na praia e eu gostava de os ajudar a escolher um bom local.
Entre marido e mulher, não metas a colher...

OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
dar uma colher de chá (a alguém)
entre marido e mulher , não metas a colher

Faça Login para descarregar os ficheiros.