102. quem feio ama

O conceito do que é belo depende do gosto pessoal de cada indivíduo.


Há provérbios que são universais. Tenho a certeza que na China também há um muito semelhante ao ditado sobre o qual escolhi falar neste episódio: quem feio ama, bonito lhe parece

Tens razão. Na China, dizemos “情人眼里出西施” (Qing Ren Yan Li Chu Xi Shi) que significa que para os amantes, independentemente da aparência, a pessoa amada é sempre a mais bonita — exatamente o mesmo que o provérbio português. Acho que a ideia de que nem todas as pessoas têm as mesmas opiniões sobre o que é atraente é universal.

Pois é! Desde a antiguidade grega que reconhecemos o conceito do que é belo como sendo totalmente subjetivo e, consequentemente, toda a gente terá uma opinião diferente sobre o que é ou não é bonito.

Devemos acrescentar que a beleza não é apenas subjetiva como também cultural, diferentes indivíduos de diferentes culturas têm noções de beleza muito diferenciadas.
E há também o factor tempo, pois aquilo que consideramos belo altera-se com o passar dos anos.

Absolutamente! Cada cultura tem um conceito muito diferente do que é belo. E dentro de cada cultura, há também os gostos pessoais de cada indivíduo. Eu, que venho de uma cultura em que todas as pessoas acham que ter uma pele bronzeada  é sinónimo de beleza, tive alguma dificuldade em compreender as mulheres asiáticas que compram produtos para branquear a pele.

Na Europa do século XIX, achava-se que gordura era formosura. Essa noção de beleza desapareceu no século XX mas, penso que — no Ocidente — está a regressar.

Considerando que esta é uma expressão ubíqua, isto é que está em todo o lado, é omnipresente e universal, acho que podemos apresentar os exemplos de uso.

Não consigo compreender porque é que o Pedro acha a Inês bela. Na minha opinião ela é feia como os trovões! É bem verdade que quem feio ama, bonito lhe parece!!!

— Já conheces o namorado do Pedro?
— Não, porquê?
— É muito feinho...
Quem feio ama, bonito lhe parece
— Tens razão! Felizmente que neste mundo há gostos para tudo.
— E gostos não se discutem!!!!

 

— A Maria também te mostrou as fotos do seu bebé?
— Sim! É um recém-nascido amoroso... Nasceu cheio de cabelo e muito gordinho...
— Pois eu achei-o horroroso... É obeso, cheio de rugas e espero que todo aquele cabelo lhe caia depressa pois parece mais um monstrinho do que um bebé...
— Considerando que não gostas de crianças, não me surpreende que não aches piada nenhuma a um recém-nascido.
— Esqueci-me que a Maria te pediu para ser padrinho da criança portanto não podes dizer mal do petiz...

 

OUTRAS EXPRESSÕES MENCIONADAS
há gostos para tudo
gostos não se discutem

 


Faça Login para descarregar os ficheiros.

A carregar conversa