CAPLE [1]

Posted by aguamelc at 15:04 em 19/01/2023

Share:


Conheça os principais recursos disponíveis para se familiarizar com os exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira

 
Precisa de obter um certificado de Português Europeu para poder estudar num país de língua oficial Portuguesa ou conseguir a nacionalidade portuguesa? Quer adicionar o Português Europeu ao seu CV para poder progredir na sua carreira profissional? O Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) é o único órgão que comprova, para fins educativos, profissionais ou outros, as suas competências linguísticas em português europeu. Tal como em todos os outros exames de certificação de língua, não basta saber a língua, é necessário preparar-se para realizar o exame.
 

Primeiros passos

Depois de conhecer o calendário de exames, a primeira pergunta a fazer é: quanto tempo tenho para me preparar? A resposta a essa pergunta poderá influenciar o nível de exame a que irá candidatar e o tipo de ajuda que poderá precisar.

É importante estar consciente que para preparar este tipo de exame, os procedimentos a adotar não são os mesmos usados para realizar um teste ou exame em contexto de sala de aula. Esses exames certificam o que se aprendeu, dito por outras palavras, verificam se a matéria dada e praticada em contexto de aprendizagem está devidamente consolidada. Um exame de certificação de língua estrangeira pretende aferir as competências linguísticas gerais de um candidato e pode fazê-lo de duas maneiras: avaliando o seu nível de conhecimentos como é o caso do CELPE-BRAS ou, como acontece com o CAPLE, legitimando as competências que as/os candidatas/os acreditam possuir no momento em que realizam o exame.

Qualquer destes certificados está desenhado para evidenciar a aplicação prática dos teus conhecimentos de língua nas quatro competências (ouvir, ler, escrever e falar), mas nenhum deles apresenta exercícios específicos de verificação gramatical como frequentemente acontece em exames realizados em contexto escolar. Considerando que são exercícios de avaliação diferentes, a preparação não pode ser a mesma ainda que algumas tarefas sejam comuns como por exemplo familiarizar-se com os modelos dos exames. Para o fazer, deve-se começar por realizar o modelo disponível no portal do CAPLE bem como outros modelos ou exercícios disponíveis em papel ou online.

Outros modelos disponíveis

Infelizmente, ao contrário do que acontece com outros exames de certificação de línguas estrangeiras como o IELTS ou TOEFEL (inglês), o DELE (espanhol), e o DEFL (francês), não existem muitos recursos para a preparação deste exame. Em 2012 e 2013, a Lidel, uma editora sediada em Lisboa especializada em materiais de ensino de Português como Língua Estrangeira, publicou dois livros com modelos de provas de exame para os níveis elementar e intermédio, mas ambos são bastante generalistas e, consequentemente, apenas úteis para professores que estejam a preparar os seus estudantes para os exames dos níveis A2 a B2.

Para o DAPLE, existe um manual publicado pela Universidade Politécnica de Macau da autoria de Liliana Inverno que pode ser descarregado gratuitamente. Para o DUPLE, encontrámos um guia de preparação do exame da autoria de Fabio Gagliardi que o autor comercializa no original italiano e numa versão traduzida para o espanhol.  Por último, a escola de línguas Todo Português disponibiliza (mediante pagamento) uma “simulação” online de todos os níveis do CAPLE.

 

Passo seguinte

Familiarizar-se com o modelo do exame é crucial mas não basta para obter um bom resultado no exame pois as/os candidatas/os devem igualmente identificar e pôr em prática as estratégias de resposta que mais se adaptam aos seus conhecimentos e perfil. No próximo blogue falaremos de algumas dessas estratégias.